REGIMENTO FUNDAMENTAL

REGIMENTO ESCOLAR - 2024

fundamental anos finais

O CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ é uma escola interacionista de alto desempenho, que promove conhecimento acadêmico e aprendizado de valores éticos, além de estimular o hábito do estudo constante e valorizar o trabalho em grupo e a importância das relações interpessoais.

O objetivo da nossa proposta pedagógica é fazer o aluno sentir-se pertencente ao ambiente aprendendo a utilizar seu potencial para superar desafios e obter sucesso na vida pessoal e profissional.

O Ensino Fundamental II – séries finais: abrange do 6º ao 9º ano. 

Acompanhem nossa página no Facebook e no Instagram e conheçam um pouco mais sobre o cotidiano pedagógico da nossa escola.

Nosso contato será realizado, predominantemente, por meio dos seguintes emails:

Direção Geral:
sabrinazapala@cesaojose.com.br 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais:
carolinafavaro@cesaojose.com.br 

Departamento financeiro:
financeiro@cesaojose.com.br 

Secretaria:
secretariaunidade1@cesaojose.com.br

Cantina:
cantina@cesaojose.com.br

Departamento de TI:
ti@cesaojose.com.br

As informações necessárias sobre o Departamento Administrativo estão disponíveis no site da escola: www.cesaojose.com.br

 

WHATSAPP: (11) 9.5942-1188

TELEFONE: (11) 3731-2303

Ensino Fundamental – Anos Finais 6º ao 8º ano

  • Período da manhã – 7h às 12h40. 

Intervalo – 1º horário: das 7h50 às 8h10, e 2º horário: das 9h50 às 10h10.

 

Ensino Fundamental – Anos Finais 9º ano

  • Período da manhã – 7h às 12h40. 

Intervalo – 1º horário: das 8h40 às 9h, e 2º horário: das 10h40 às 11h.

No Ensino Fundamental – Anos Finais, há tolerância de 10 (dez) minutos de atraso somente para a primeira aula do dia. A entrada na segunda aula está limitada a 3 (três) vezes durante o bimestre.

 

Obs.1: Não será permitida a entrada e permanência do aluno depois da segunda aula da manhã, salvo atestados médicos e exceções comunicadas e autorizadas pela Coordenação.


Obs.2: Nas avaliações, como simulados, reclassificações, recuperações e substitutivas, o aluno deverá chegar pontualmente no horário preestabelecido conforme calendário anual. Nessas ocasiões, a entrada após o horário não será permitida. E, para o aluno ausente, será atribuída a nota 0 (zero).

O Yázigi é responsável pela metodologia/ensino da Língua Inglesa. As dúvidas acerca da disciplina devem ser enviadas à coordenadora responsável pelo segmento:

Bia Reinach

teacher.bia@yazigisp1.com.br .

A família será responsável pela compra do material didático. Os demais custos para utilização da metodologia Yázigi serão de responsabilidade do Centro de Ensino São José, sem adicional à mensalidade.

Trata-se de uma plataforma educacional que fornece informações essenciais para pais, alunos, coordenadores e professores a respeito do cotidiano escolar. A senha será enviada por e-mail e será única para o acesso dos alunos e dos respectivos responsáveis. Deve ser acessada diariamente pelos alunos e sugerimos, semanalmente, pelos responsáveis para ciência do desempenho acadêmico.

Nota das Atividades Avaliativas: É possível acompanhar o desempenho do aluno nas atividades bimestrais, bem como, os gráficos de desenvolvimento em cada disciplina. Atividades com baixo desempenho/rendimento serão comunicadas por ocorrência e as notas estarão disponíveis para visualização após 10 (dez) dias corridos da data da aplicação no perfil do aluno.

Mural – Espaço de postagem de professores e coordenadores. O objetivo é otimizar a comunicação com os alunos e os responsáveis.

Ocorrências – Campo destinado para professores e coordenação registrarem informações relevantes ao desempenho pedagógico e social do aluno, como orientações estudantis por parte dos professores e/ou coordenação, o não cumprimento do regimento escolar, elogios sobre a postura estudantil adotada, entre outras observações as quais a equipe pedagógica julgar pertinente compartilhar com o família. Os relatórios de ocorrência serão encaminhados semanalmente aos familiares.

Planejamento – Espaço destinado para que os alunos tenham conhecimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como, quando solicitado, encaminhem as lições de casa para o acompanhamento pedagógico do professor e coordenação.  É também um recurso para os alunos que faltaram ficarem a par do que foi trabalhado e solicitado  no dia da falta. 


Arquivos – Espaço de armazenamento dos materiais complementares pedagógicos disponibilizados pelos professores e coordenação.

Composição e médias:

  • Verificação de Aprendizagem (VA): Equivale a 30% da média final.

Média das atividades dadas em sala de aula para fornecer ao professor instrumentos reais quanto ao nível de conhecimento do aluno e incentivá-lo ao hábito do estudo constante. Nessa atividade, o aluno tem a possibilidade de verificar seu grau de assimilação do conteúdo trabalhado até o momento da atividade.

  • QualitativaNota que avalia o desempenho do aluno quanto a sua participação, assiduidade, comportamento, responsabilidade e comprometimento com os estudos.

As porcentagens equivalentes à composição da média final são diferentes de acordo com o bimestre:

  • 1º e 3º bimestres – Equivale a 35% da média final.
  • 2ª e 4ª bimestres – Equivale a 30% da média final.
  • Simulado (Geekie Teste) – Equivale a 5% da média final no 2ª e 4ª bimestres.

Avaliação prevista em Calendário com o objetivo de preparar os alunos para os exames externos e promover uma autoavaliação sobre o seu desempenho pedagógico de modo integral.

  • Atividade de Análise do Conhecimento (AAC) – Avaliação com o conteúdo bimestral e prevista em calendário – Equivale a 35% da média final. 

Obs.: Para aprovação, é necessário Média Anual maior ou igual a seis (6,0).

Os alunos que não realizaram a avaliação no período determinado deverão solicitar na secretaria e/ou no e-mail da Coordenação Pedagógica o requerimento de prova substitutiva, mediante justificativa (atestado médico) ou pagamento de taxa. O aluno que não requerer a solicitação dentro do prazo estabelecido no  calendário escolar terá, nessa atividade, atribuição de nota zero.

A avaliação substitutiva acontecerá em data estipulada previamente em Calendário Escolar e não serão permitidas mudanças, independentemente do motivo.

O aluno poderá participar dos processos de recuperação, conforme disposto neste regimento, se estiver devidamente matriculado no Centro de Ensino São José no período em que as atividades serão realizadas. Caso a família solicite a transferência de escola antes desse período, o aluno não participará do processo de recuperação. 


Recuperação Continuada 

São as atividades elaboradas pelos professores no decorrer do bimestre, como listas de exercícios, refações, ou atividades extras, que contemplam conteúdos em que os alunos apresentam dificuldades. 

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a recuperação deverá acontecer no 1º e 3º bimestres para os alunos que ficarem com a média quantitativa e/ou média final abaixo de 6,0 (seis). O professor disponibilizará uma lista de exercícios, pesquisas ou trabalhos que contemplem o conteúdo do bimestre, valendo de 0 (zero) a 10 (dez), nota que será validada como uma Verificação de Aprendizagem no próximo bimestre, com prazo de entrega de uma semana. Todas as orientações deverão constar no mural do VA e serão enviadas por meio de ocorrência após o Conselho de Classe.

 

Recuperação Semestral

Consistirá em uma prova que contemplará o conteúdo do semestre das disciplinas em que o aluno não obtiver média  6,0 (seis), considerando a somatória da média dos dois primeiros bimestres. A prova de recuperação, com data prevista no Calendário Escolar, deverá ter a nota que, somada à média semestral, tenha somatória igual ou superior a doze. Frisamos que a média de substituição não ultrapassará a nota  6,0 (seis).

Obs.: Não há possibilidade de mudança da data de aplicação da avaliação, independentemente do motivo, mesmo com atestado médico.


Recuperação Anual

Acontecerá no final do ano letivo nas disciplinas em que o aluno não obteve média final  6,0 (seis), considerando os pesos dos bimestres. A prova, com todo conteúdo anual, será somada à média final e dividida por dois, sendo que a nota final será limitada à média  6,0 (seis). A prova será aplicada na última semana de aula, em uma data fixa e única prevista no Calendário Escolar.

O aluno será automaticamente retido se não obtiver média 6,0 (seis) em 5 (cinco) ou mais disciplinas, incluindo-se a quantidade das disciplinas em que cursa dependência.

Será considerado promovido, no Ensino Fundamental, o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total anual e apresentar conhecimento satisfatório, com conceito igual ou superior a  6,0 (seis) em todas as disciplinas.

Os alunos terão direito à DEPENDÊNCIA em, no máximo, duas disciplinas cujo aproveitamento final do ano letivo for considerado insatisfatório, ou seja, não atingir a média final  6,0 (seis).

A divisão das turmas, bem como as mudanças dos alunos de um grupo para o outro ao longo do ano letivo, são prerrogativas exclusivas da escola e visam ao bom desempenho pedagógico e ao convívio saudável dos alunos.

O Centro de Ensino São José garante o acesso e qualidade de ensino para todas as famílias que nos procuram e efetuam a matrícula. Contudo, para que o trabalho de inclusão seja realizado com profissionalismo e qualidade educacional, pressupostos nos quais nossa proposta pedagógica acredita, ressaltamos os seguintes aspectos: 

  • Haverá apenas um aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) por turma; 
  • Casos de mais de um aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) em uma turma serão avaliados entre direção e coordenação pedagógica; 
  • Haverá reuniões periódicas com os profissionais clínicos, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicomotricista, entre outros profissionais que venham a acompanhar o  desenvolvimento do aluno, para que a equipe escolar e a multidisciplinar estejam alinhadas com o trabalho a ser realizado, respeitando sempre o espaço de atuação de cada profissional; 
  • Adaptações curriculares, bem como das atividades pedagógicas, serão feitas mediante orientações específicas e com a parceria dos profissionais clínicos que acompanham o aluno; 
  • De acordo com a necessidade educacional de cada aluno, será autorizada a vinda de um  acompanhante terapêutico (AT) externo. Porém, o profissional deverá participar de uma entrevista com a coordenação pedagógica para alinhamento do trabalho a ser feito, bem como apresentá-lo à equipe docente; 

De acordo com a autonomia estudantil e especificidades de cada aluno, respeitando sempre a faixa etária e os laudos encaminhados, a escola providenciará uma assistente educacional que viabilize o melhor aproveitamento pedagógico do discente dentro do espaço escolar.

O uniforme escolar é de uso obrigatório e diário, mesmo nas atividades extraclasse. Não é permitido o uso de sandálias, de chinelos, de crocs e/ou de outros calçados, apenas de tênis e meias.

O aluno que infringir a regra e vier à escola sem o uniforme completo receberá notificação, o que poderá acontecer, no máximo, 2 (duas) vezes durante o bimestre. Caso aconteça mais vezes, não poderá assistir às aulas. 

6° ao 8° ano – Uniforme completo. 

9° ano – É permitido ao aluno, caso queira, apenas o uso da camiseta da escola. Entretanto, só será permitido o uso de shorts cujo comprimento estiver um palmo acima do joelho. 

Obs.: Nos dias de baixa temperatura, a camiseta do uniforme escolar deve ficar aparente. 


  • Aquisição de uniformes 

Para adquirir os uniformes, obter preços e formas de pagamento, basta entrar em contato com a EMPRESA FARDA pelo telefone (11) 9.7371-9051, ou ir até a loja física na Unidade I, na Avenida Otacílio Tomanik, nº 262. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

Em caso de doenças ou mal súbito, os responsáveis serão consultados quanto às medidas preventivas e decisões. Qualquer outro pedido de dispensa deve ser feito via e-mail pelos responsáveis.

Dessa forma:

  • As dispensas serão autorizadas somente pela COORDENAÇÃO. Portanto, ligações feitas diretamente pelos  alunos devem ser verificadas pelos responsáveis;
  • A dispensa autorizada não abona as faltas em aula. Portanto, o aluno deverá assumir a responsabilidade quanto à frequência, às verificações de aprendizagem e às tarefas;
  • A dispensa da Educação Física refere-se aos exercícios e não à aula. O aluno deverá estar presente, salvo determinação contrária dada pela equipe pedagógica;

Sempre que o aluno precisar sair da escola com uma pessoa que não conste na autorização de saída, o responsável deverá enviar, por escrito e assinado (Whatsapp ou e-mail), um comunicado com as informações da pessoa autorizada a retirá-lo da escola, em que devem constar nome completo, número do documento de  identidade, grau de parentesco e a data da saída.

A escola não se responsabiliza pelas saídas organizadas e combinadas entre os alunos. Os responsáveis devem fazer essa intermediação e comunicar a secretaria ou a coordenação caso haja alguma mudança na rotina escolar. Não havendo a comunicação prévia, não será permitida a saída, como também, a comunicação com esse fim.

A aquisição e o pagamento dos lanches são deveres dos responsáveis ou alunos.

A cantina não vende frituras, nem refrigerantes, conforme orientação da nutricionista responsável pela escola. Para saber mais sobre a aquisição das refeições, entre em contato pelo e-mail: cantina@cesaojose.com.br.

Os alunos que apresentarem qualquer problema de saúde não devem vir à escola, para que tenham o atendimento e ambiente adequados para sua recuperação. Se algum aluno apresentar uma doença contagiosa, a escola deve ser comunicada imediatamente e só poderá retornar às aulas com autorização médica. 

Os medicamentos serão ministrados somente com apresentação de um comunicado (via e-mail) do responsável, especificando a medida e o horário para serem ministrados.


OBS.: A escola não possui medicamentos.

De acordo com as orientações recebidas pela diretoria de ensino, todos os alunos devem frequentar as aulas presencialmente. Para casos de afastamento por questões médicas, em linhas gerais, a escola disponibilizará o suporte pedagógico descrito abaixo:

  • Acesso ao planejamento da aula com todos os conteúdos trabalhados e atividades realizadas na plataforma VA – Software de Verificação de Aprendizagem, na aba Planejamento;
  • Orientações específicas de estudo para o aluno na plataforma VA, na aba, Mural;
  • Orientações às famílias por meio de relatório de ocorrência, encaminhado pela coordenação pedagógica via endereço eletrônico  centrodeensino@informevestibulare.com.br, para o e-mail cadastrado como responsável pedagógico;
  • Acesso às atividades pedagógicas encaminhadas por meio do material didático Geekie One, bem como o suporte com as atividades no Plano de Estudo, disponibilizado no material didático;
  • No retorno às atividades presenciais, o aluno contará com todo o suporte necessário da equipe docente e coordenação pedagógica.

A escola prevê um ESTUDO DE MEIO ao ano. Antecipadamente, comunicaremos aos responsáveis para que se organizem com as datas e com os custos. Lembramos que esses eventos são fundamentais para a contextualização e consequente apreensão de importantes conteúdos interdisciplinares, que serão cobrados posteriormente em atividades avaliativas.

Os armários disponibilizados para os alunos são de responsabilidade da empresa GLOBALBOX. Sua aquisição deve ser feita pelos responsáveis pelo site www.globalbox.com.br. Cabe aos representantes da empresa enviarem as regras de uso e a senha do aluno.

A escola disponibiliza dois tipos de carteirinha, que devem ser escolhidas pelos responsáveis no começo do ano letivo: uma que permite a saída livre do aluno e outra que exige a presença de pessoas autorizadas previamente para a saída. 

Caso os responsáveis optem por mudar o sistema de saída de seu filho, uma nova carteirinha deverá ser solicitada na secretaria.

No caso de extravio, a escola deverá ser comunicada imediatamente para que a entrada e a saída do aluno não sejam comprometidas até a confecção de uma nova.

Quando houver esquecimento do documento, a liberação da saída será efetivada somente mediante autorização dos responsáveis, encaminhada à Coordenação. Após a terceira liberação pelo mesmo motivo, a escola providenciará a segunda via da carteirinha e o custo será adicionado à mensalidade do mês seguinte.


Obs.: O compartilhamento da carteirinha é proibido. Logo, seu uso indevido acarretará a suspensão aos envolvidos.

Durante todo o ano seguinte, o aluno cursará a(s) dependência(s) da(s) disciplina(s) (DP) em que foi retido. O critério de aprovação da DP é o mesmo da disciplina da grade curricular, levando em consideração a composição de notas e peso dos bimestres.

No início do ano, a escola disponibilizará o calendário com as datas das avaliações e o desempenho bimestral será encaminhado aos responsáveis por meio da ocorrência semanal.

A participação contínua e efetiva dos responsáveis é fundamental para o acompanhamento pedagógico do aluno. A equipe escolar tem como pressuposto que os responsáveis têm conhecimento interino das regras, dos direitos e dos deveres dos alunos no âmbito escolar. Portanto, aceitam as orientações gerais e as particularidades do sistema educacional a que estão submetidos.

A participação dos pais deverá manifestar-se, em especial, das seguintes formas:

  • Participando das reuniões quando convocados pela direção ou coordenação para esclarecimentos, informações e orientações de caráter geral, assim como na reunião de apresentação,
  • Comparecendo à escola quando solicitado ou por iniciativa própria, para tratar da situação individual do aluno que está sob sua responsabilidade,
  • Justificando com antecedência o não comparecimento às entrevistas individuais para que o horário possa ser ocupado por outrem,
  • Incutindo no aluno o valor do respeito ao trabalho, ao horário, aos professores e às exigências disciplinares da escola,
  • Acompanhando as notas lançadas no VA,
  • Verificando os e-mails enviados semanalmente sobre as ocorrências e o desenvolvimento de seu filho. O objetivo das  ocorrências é que os pais estejam sempre informados e os alunos  bem orientados para que atinjam os objetivos almejados e alcancem um bom desempenho, 
  • Auxiliando o controle das chegadas com atraso, evitando que seu filho seja prejudicado pedagogicamente. Caso haja necessidade de haver  faltas consecutivas, o responsável deverá comunicar com antecedência à coordenação. 
  • Comunicando à escola a ausência de e-mails, para que possamos regularizar o cadastro;

Auxiliando o controle das chegadas com atraso, evitando que seu filho seja prejudicado pedagogicamente. Caso haja faltas consecutivas, o responsável deverá comunicar com antecedência à coordenação.

O uso dos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, Ipad, Smartwatch, entre outros, nos espaços escolares, deve acontecer de acordo com as orientações abaixo:

  • Em sala de aula, somente com a autorização e sob orientação do professor que estiver presente. Caso contrário, o equipamento deverá estar desligado e guardado na mochila do aluno; 
  • A utilização do dispositivo eletrônico sem autorização do professor durante as aulas acarretará advertência por escrito; 
  • Os alunos não são autorizados a gravar áudios, filmar ou fotografar as aulas para seu acervo pessoal, ou divulgação em suas redes sociais particulares. Caso o façam, estarão ferindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018. As imagens dos profissionais e alunos  no ambiente escolar são  de direito e reservadas ao Centro de Ensino São José;

Durante o período de entrada, intervalo e saída, o uso dos equipamentos é autorizado. Entretanto, diante da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018, orientamos que os estudantes não façam, em suas redes sociais particulares, publicações da imagem dos professores, colegas e demais profissionais da escola, sem sua autorização prévia.

O desafio da escola e da família é educar e formar cidadãos que tenham discernimento, que desempenhem seu papel sócio-transformador, que sejam pró-ativos, vitoriosos e felizes, mas que também saibam respeitar as regras e os limites que são impostos acima de suas vontades imediatas.

Nossa relação disciplinar é baseada no diálogo e na compreensão dos problemas individuais, bem como na análise imparcial das circunstâncias e do ocorrido. Assim sendo, permitimo-nos levar ao conhecimento da nossa comunidade escolar as medidas que serão adotadas pela diretoria quando se fizer necessário, com o devido registro no prontuário do aluno envolvido e a ciência dos pais e/ou responsáveis:

Caberá aos professores, à coordenação e à direção esclarecerem a importância dessas normas em benefício dos próprios alunos. A persistência do aluno em condutas que desestabilizem o espaço escolar implicará advertência ou, dependendo do ocorrido, sua suspensão.

São deveres do aluno:

  • Adquirir e portar, nos prazos solicitados, o uniforme escolar e o material didático determinado pela escola;
  • Zelar pela limpeza e pela preservação da escola;
  • Reembolsar os danos causados às instalações, ao mobiliário escolar e aos materiais de terceiros;
  • Ser assíduo e pontual às aulas e às demais atividades escolares, bem como cumprir seus deveres e tarefas;
  • Utilizar vocabulário adequado para o ambiente escolar;
  • Tratar a todos com respeito e cordialidade, comportando-se adequadamente;
  • Identificar todo o material escolar e o uniforme com nome completo, ano e turma;
  • Não emprestar materiais escolares entre as turmas durante as aulas;
  • Acessar a aba planejamento e mural do VA, bem como o mural de tarefas do Geekie One para consultar o conteúdo perdido em caso de faltas.

É vedado ao aluno:

  • Circular nos ambientes da escola sem o uniforme obrigatório para cada ciclo de ensino;
  • Usar boné, chapéu e gorro nas dependências escolares. Caso a direção libere o uso de gorros durante o inverno, todos serão comunicados quanto às regras de uso;
  • Gritar e correr nas dependências da escola;
  • Frequentar as atividades extras havendo restrição administrativa ou pedagógica;
  • Utilizar o celular sem a autorização do professor em sala de aula ou na troca delas, conforme descrito no item utilização dos dispositivos eletrônicos nos espaços escolares;
  • Agir agressivamente, seja de modo verbal ou físico, mesmo que seja no intuíto de promover uma brincadeira;
  • Cometer ações repetitivas (bullying) dentro do espaço escolar com um colega ou o grupo, de modo a causar constrangimento físico ou emocional;
  • Cometer ações repetitivas por meio das tecnologias digitais (cyberbullying) com um colega ou o grupo, de modo a causar constrangimento físico ou emocional;
  • Entrar na escola e sair dela fora dos horários regulares, salvo se autorizado pela direção e coordenação;
  • Utilizar ou portar materiais potencialmente perigosos ou perturbadores da ordem dos trabalhos escolares;
  • Consumir goma de mascar dentro das dependências escolares;
  • Perturbar a ordem ou as atividades escolares;
  • Fazer uso de cigarros ou bebidas alcoólicas nas dependências da escola ou trazê-los para a escola; 
  • Fazer uso ou trazer para escola qualquer substância tóxica ou indevida para o contexto escolar;
  • Demonstrar publicamente afeto excessivo, como por exemplo, beijar na boca ou ter outro contato íntimo; 
  • Consultar colegas, dispositivos eletrônicos ou outros materiais (cola) durante as atividades avaliativas. Caso fique comprovado que houve cola, o aluno ficará com nota 0 (zero) nas avaliações do dia. 

 

O não cumprimento das normas ou dos regulamentos acarretará ao aluno, conforme a gravidade e/ou reincidência do caso:

  • Advertência oral;
  • Advertência Alternativa;
  • Ocorrência registrada no VA.

O aluno que receber três ocorrências por comportamento inadequado será advertido por escrito pela direção e/ou coordenação pedagógica com: 

  • Diminuição da nota qualitativa; 
  • Advertência escrita, que deverá ser assinada pelo responsável; 
  • Suspensão por um dia;
  • Suspensão por três dias úteis consecutivos;
  • Suspensão de sete dias consecutivos.

 

Caso a suspensão aplicada venha a coincidir com avaliação ou apresentação de trabalho, o  aluno deverá requerer a prova substitutiva e/ou entregar/apresentar o trabalho posteriormente, mediante orientações da equipe pedagógica. Exceto em dias de aplicação do simulado. Nesse caso, o  aluno ficará com nota 0 (zero).

Obs.1: Esgotados todos os recursos anteriores, haverá solicitação de transferência compulsória deste para outro estabelecimento de ensino, mesmo antes do final do ano letivo.

Obs.2: Caso chegue ao conhecimento da direção e coordenação pedagógica evidências de casos de bullying e cyberbullying, as famílias dos alunos envolvidos serão comunicadas e a escola dará o suporte necessário às famílias das vítimas.

 

São direitos dos alunos:

  • Assistir normalmente às aulas e participar das demais atividades programadas da escola;
  • Receber documentos de escolaridade e certificado de conclusão de curso;
  • Fazer a Atividade de Análise do Conhecimento Bimestral (AAC) substitutiva se não estiver comparecido por motivo justo e comprovado, no prazo determinado em calendário;
  • Ser tratado com dignidade em suas liberdades fundamentais;
  • Reivindicar, junto à autoridade competente, providências contra atos que considerem injustos, no prazo determinado (2 dias);
  • Participar das atividades extras de suporte pedagógico oferecidos pela escola;
  • Receber recuperação paralela e contínua por meio das refações dos VAs, entre outras atividades pedagógicas que a equipe docente julgar necessárias e comparecer às atividades extras de suporte pedagógico oferecidas pela escola;
  • Participar das DPs;
  • Recorrer aos agentes escolares todas as vezes que julgar necessário e ser atendido com acolhimento e respeito.

Todo material encontrado na escola será encaminhado ao departamento de “Achados e Perdidos” e pode ser recuperado diretamente com a coordenação pedagógica e auxiliares de coordenação. Após 7 (sete) dias, os materiais/uniformes não identificados serão doados.

No site da escola, www.cesaojose.com.br, é possível consultar os principais documentos e informativos referentes ao ano letivo, tais como: calendário escolar, contrato de prestação de serviços, informações do departamento financeiro, entre outros.

Por meio de nossas redes sociais, a família pode acompanhar as principais atividades e eventos do cotidiano escolar:

Equipe Pedagógica SJ