REGIMENTO INFANTIL

REGIMENTO ESCOLAR

educação infantil

O CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ é uma escola interacionista de alto desempenho, que promove conhecimento acadêmico e aprendizado de valores éticos, além de estimular o hábito do estudo constante e valorizar o trabalho em grupo e a importância das relações interpessoais.

O objetivo de nossa proposta pedagógica é fazer o aluno sentir-se pertencente ao ambiente, aprendendo a utilizar seu potencial para superar desafios e obter sucesso na vida pessoal e profissional.

No Centro de Ensino São José, a Educação Infantil abrange o Minimaternal, o Maternal I, o Maternal II e o Pré.

AGENDA VIRTUAL: a família deverá baixar o aplicativo “diário escola”, adquirido no ato da matrícula. Com essa ferramenta, terá acesso à rotina da criança, aos comunicados da escola e a toda informação relevante.

DIRETORA PEDAGÓGICA
vivianelira@cesaojose.com.br

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
financeiro@cesaojose.com.br

ENFERMARIA
edileneferreira@cesaojose.com.br

WHATSAPP DA ENFERMARIA
(11) 96396-5899

WHATSAPP DA ESCOLA
(11) 998436054

TELEFONE DA ESCOLA
(11) 37316554

É de responsabilidade da família manter atualizados seus endereços de e-mail e números de telefone.

Período da manhã – 7h10  às 11h55. 

Período da tarde – 13h às 17h45. 

Período estendido – Até 7 horas por dia (de acordo com o combinado no ato da matrícula).

Período intermediário – Até 9 horas por dia (de acordo com o combinado no ato da matrícula).

Período integral – Mais de 9h por dia (de acordo com o combinado no ato da matrícula).

Na Educação Infantil, a primeira aula da do período da manhã e a última aula do período da tarde serão destinadas a atividades recreativas e de estimulação lúdico-pedagógica. Sendo assim, os alunos poderão chegar à escola até 7h50 e ir embora a partir das 17h10, sem prejuízo pedagógico. 

• A tolerância de atrasos para saída, sem custo adicional, será de 15 minutos.

• Atrasos no momento de entrada, além da tolerância estabelecida, devem ser comunicados à Direção Pedagógica. 

• Horário de funcionamento da escola: 6h30 às 19h30

• Horário de atendimento da secretaria: 8h às 12h e das 13h às 17h.

Na Educação Infantil, as duas primeiras semanas de aula são destinadas à adaptação, ou seja, uma fase de conhecimento entre professores e alunos, principalmente no tocante aos aspectos pedagógicos.

Nesta etapa, é normal que haja o “chorinho” na hora da entrada, uma vez que as crianças estão em fase de adaptação ao novo ambiente. Nesse caso, elas receberão toda a atenção e carinho para que se sintam seguras e confiantes.

Dicas da Equipe SJ aos responsáveis para ajudar a criança na adaptação à  escola:

  • Conte para a criança, com antecedência, que ela vai para a escola, mostrando-lhe  o uniforme, material ou fotos. Isso permite que ela se familiarize com o novo ambiente e sua nova rotina;
  • Seja pontual, pois, para a criança, a rotina é um instrumento importante de adaptação e segurança ao novo espaço. Por isso, durante o período de adaptação, a família precisa seguir corretamente os horários combinados com a Direção Pedagógica. 
  • Nunca saia sem se despedir e explique que você voltará logo;
  • O momento de despedida deve ser breve, pois, ao se prolongar, você pode passar insegurança para a criança;
  • Na primeira semana, deixe a criança trazer um brinquedo ou foto da família, para que ela se sinta confortável e segura;

Temos a certeza de que, com a parceria entre a escola e a família, a adaptação escolar será um processo gradativo, confortável e seguro para nossas queridas crianças.

 

O uso do uniforme escolar é obrigatório diariamente. Ele é padronizado em suas cores e formas e seu uso tem por finalidade:

  • Identificar o aluno, favorecendo sua segurança;
  • Eliminar comparações entre os colegas, favorecendo um ambiente igualitário;
  • Permitir o controle de entrada e saída na escola, impedindo que pessoas não autorizadas ingressem nas dependências da Instituição;
  • Promover conforto, pois são elaborados com materiais adequados para seu fim;
  • Criar, na criança, o entendimento de rotina escolar.

*O uso de tênis e meias também é obrigatório para garantir segurança nas atividades físicas. 

* Todas as peças do uniforme devem ter o novo logo. A  escola atualizou sua logomarca em 2013 e houve um  prazo de 10 anos para adequação das peças. 

* Todas as peças devem ser identificadas com o nome do aluno. 

  • Aquisição de uniformes: 

Para adquirir os uniformes, obter preços e formas de pagamento, basta entrar em contato com a EMPRESA FARDA através do telefone (11) 9.7371-9051, ou ir até a loja física na Unidade I, na Avenida Otacílio Tomanik, nº 262. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Orientações fundamentais:

 

  • A criança que estiver com alguma doença contagiosa, ou que a impossibilite de realizar as atividades escolares, não poderá frequentar a escola até que haja liberação médica;
  • Todas as famílias serão informadas, com total transparência, sobre ocorrências que acontecerem na escola. Em casos leves, por meio de notificação da enfermeira. Em casos mais sérios, imediatamente por telefone;
  • As famílias devem manter o prontuário da criança atualizado, enviando para a enfermaria atestados, prescrições médicas, orientações, laudos ou qualquer outra informação relevante ao seu bem-estar;
  • Toda e qualquer medicação só será ministrada mediante prescrição médica;
  • Inalações prescritas serão realizadas com limitação de 2 vezes ao dia;
  • Todo e qualquer medicamento ou insumo a ser usado pela criança deverá ser trazido de casa;
  • A escola deve ser avisada sobre machucados ocorridos em casa; 
  • Alunos com necessidades especiais deverão manter os laudos dos especialistas atualizados com periodicidade de 6 meses. O trabalho será realizado em conjunto com a equipe pedagógica e os profissionais que atendem a criança fora do ambiente escolar.

No ato da matrícula, as famílias indicam quem deverá/poderá buscar a criança na escola. Situações atípicas devem ser informadas com antecedência de um dia pelo e-mail da coordenadora/diretora, ou pelo whatsapp da escola. Nesse caso, faz-se necessário informar o RG da pessoa que levará a criança para preservarmos sua segurança.

A lista de materiais e livros didáticos está disponível na secretaria da escola ou aqui no site: www.cesaojose.com.br. Conforme cláusula contratual de prestação de serviços educacionais, a aquisição da lista completa é obrigatória.

  • Livros Didáticos:

Os livros didáticos estarão descritos na lista de material anual e deverão ser providenciados no prazo de 10 dias após o  início do ano letivo ou da efetivação da  matrícula.

 

  • Material Didático Inglês:

A lista de livros também contempla  a aquisição do material didático do YÁZIGI, que deverá ser providenciado no prazo de 10 dias do início do ano letivo ou da matrícula, na unidade YÁZIGI BONFIGLIOLI. Tal aquisição, sem possibilidade de utilização de outras crianças ou compra em outros locais, dará direito às certificações de inglês, de acordo com o nível didático do aluno.

Os demais custos para utilização da metodologia Yázigi serão de responsabilidade do Centro de Ensino São José, sem adicional à mensalidade.

 

  • Livro Paradidático

As famílias do Maternal II e Pré  deverão providenciar o livro de leitura descrito na lista e enviá-lo para a escola até o final do mês de fevereiro.



  • Material de Papelaria:

O material descrito na lista como PAPELARIA poderá ser entregue na escola ou adquirido

por meio da taxa informada no ato da matrícula.

O material de higiene é um kit pessoal da criança, que deve conter escova de dente, pasta de dente e um copo plástico para realizar o enxágue da boca. Os pertences precisam estar sempre identificados com nome e  acondicionados em uma sacolinha personalizada da escola a ser adquirida no ato da matrícula, na empresa FARDA, que também fornece os uniformes. O kit deverá ficar na mochila diariamente.

As crianças deverão trazer na mochila, diariamente, uma garrafinha plástica, devidamente identificada, para os momentos de hidratação.

O Dia do Brinquedo na escola é sexta-feira e cada aluno poderá trazer, no máximo, dois brinquedos nesse dia. 

Os brinquedos devem estar devidamente identificados com o nome da criança para garantir a organização, o bem-estar e a socialização dos alunos. 

Não é permitido que os alunos tragam para a escola equipamentos eletrônicos, objetos de valor, brinquedos de estimação, kits de pintura, estojos sofisticados, dinheiro, brinquedos com peças muito pequenas  e outros objetos que possam causar acidentes ou despertar frustrações e mágoas com sua perda. 

É proibido o envio de maquiagens, pois seu uso coletivo pode gerar problemas de saúde.

É expressamente proibido o uso de aparelhos celulares nas dependências da escola. Em caso de desrespeito a essa regra, serão aplicadas sanções previstas no regimento escolar.

Todas as atividades escolares previstas no calendário anual serão disponibilizadas aos responsáveis no início de cada semestre letivo. As atividades que tiverem custo adicional na mensalidade são opcionais e as famílias serão consultadas antes de sua realização.

Os alunos devem trazer o lanche de casa, sempre na lancheira, bem acondicionado em guardanapos, embalagens descartáveis e em recipientes seguros e adequados. Pedimos que as famílias enviem alimentos saudáveis como: biscoitos, pães, bolos, suco natural e frutas, deixando apenas para as sextas-feiras as guloseimas, refrigerantes, salgadinhos, entre outros.

Os alunos do contraturno devem usar lancheiras térmicas e identificar o lanche destinado ao período da manhã e da tarde.

A alimentação dos alunos, no almoço e no jantar,  é fornecida pela Nutrico, empresa especializada em nutrição escolar que, entre outros benefícios: 

  • Oferece refeições planejadas e balanceadas pela equipe de nutricionistas que acompanha a qualidade da alimentação, com a Inclusão de  suco e sobremesa, de acordo com a necessidade de cada faixa etária;
  • Elabora o  tipo de cardápio oferecido sem repetição dentro do mesmo mês;
  • É licenciada pela vigilância sanitária e prefeitura;
  • Armazena amostras de refeições para análises laboratoriais, caso necessário;
  • Não utiliza temperos industrializados.

A escola é responsável pela alimentação oferecida aos alunos no período em que permanecem no local e, por isso, não permite que as famílias enviem refeições para que as crianças não fiquem com vontade de comer alimentos trazidos pelos colegas e seja garantido o balanço nutricional necessário para cada faixa etária. Além disso, é importante que todo o alimento esteja fresco e em condições próprias de consumo, pois, muitas vezes, marmitas podem estragar no trajeto diário. 

Durante as refeições, também trabalhamos com hábitos de postura à mesa, utilização adequada dos talheres e ingestão controlada de líquidos.

O cardápio mensal estará disponível na agenda digital. 

Cardápios adaptados deverão ser solicitados com antecedência e estão sujeitos à cobrança diferenciada.

Para as famílias que desejarem realizar a festinha na escola:

 

  • A comemoração será exclusiva para os alunos da turma e acontecerá no momento do lanche no dia do aniversário. Nos casos de aniversário aos finais de semana, a comemoração poderá ser agendada para o próximo dia letivo;
  • A família deve marcar a comemoração pela agenda digital, com 20 dias de antecedência e disponibilizar o convite virtual que será enviado para os colegas da turma;
  • A escola  organizará um bolo falso para cantarmos parabéns;
  • A família do aniversariante deverá  enviar para a escola um kit de aniversário com: 1 suco, salgados, bolo e doces (em porções individuais e lacradas), que será  entregue aos amiguinhos  e professora da turma;
  • Nos casos de alunos com alergia, intolerância e dieta alimentar diferenciada, a família do aniversariante será comunicada no ato do agendamento para providenciar os itens adequados;
  • Não será permitido o envio de itens de decoração de parede.

A escola conta com uma caixa de “achados e perdidos” que estará sempre à disposição das famílias. Ao final de cada mês, os objetos não resgatados serão destinados à doação. 

Entretanto, para que não haja perda dos pertences, é fundamental que todos eles estejam devidamente identificados.

A mochila deve conter, diariamente, os seguintes itens, sempre identificados com nome do aluno:

  • Duas trocas de roupa: calça, camiseta, blusa do frio, cueca/calcinha, de preferência nas cores da escola;
  • Sacola para envio de roupa suja;
  • Garrafa para água;
  • Kit de higiene;
  • Lenço umedecido, item opcional, para higiene íntima.

Nos horários de entrada e saída dos alunos, é indispensável tolerância e tranquilidade dos condutores e faz-se necessário o entendimento das subjetividades cotidianas, inerentes ao ambiente escolar.

As crianças serão chamadas pela equipe de auxiliares de acordo com a chegada do responsável. Para que haja eficiência e rapidez no processo, é vetado aos condutores parar em fila dupla, “furar a fila”, buzinar e estacionar em locais proibidos.

A participação contínua e efetiva das famílias é fundamental para o acompanhamento escolar. A escola toma como pressuposto que as famílias de seus alunos conheçam e aceitem a orientação geral e as particularidades do seu sistema educacional e administrativo.

A participação dos pais deverá manifestar-se, em especial, das seguintes formas:        

  • Olhando diariamente o e-mail e/ou whatsapp para verificar alguma notificação; 
  • Lendo os relatórios pedagógicos e seguindo as orientações dadas;
  • Comunicando a escola, caso haja alguma mudança significativa na rotina da criança, bem como a antecipação de faltas (quando possível);
  • Olhando diariamente a agenda digital; 
  • Comparecendo às reuniões de pais, professores, direção ou coordenação para esclarecimentos, informações e orientações de caráter geral;
  • Comparecendo à escola quando solicitado ou ainda por iniciativa própria para tratar da situação individual do educando sob sua responsabilidade;
  • Mantendo a rotina escolar  da criança de forma assídua e pontual.

No site da escola, www.cesaojose.com.br, é possível consultar os principais documentos e informativos referentes ao ano letivo, tais como: calendário escolar, contrato de prestação de serviços, informações do departamento financeiro, entre outros.

Por meio de nossas redes sociais, a família pode acompanhar as principais atividades e eventos do cotidiano escolar:

Equipe Pedagógica SJ