REGIMENTO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

REGIMENTO ESCOLAR - 2024

fundamental anos iniciais

O CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ é uma escola interacionista de alto desempenho, que promove conhecimento acadêmico e aprendizado de valores éticos, além de estimular o hábito do estudo constante e valorizar o trabalho em grupo e a importância das relações interpessoais.

O objetivo da nossa proposta pedagógica é fazer o aluno sentir-se pertencente ao ambiente aprendendo a utilizar seu potencial para superar desafios e obter sucesso na vida pessoal e profissional. 

O Ensino Fundamental I – séries iniciais: abrange do 1º ao 5º ano.

V.A. (SOFTWARE DE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO) E COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS – Cada  aluno receberá uma senha para que as famílias acessem o software escolar, que concentra todas as informações relevantes sobre as atividades, aulas, tarefas e ocorrências das crianças. 

E-MAIL DA COORDENADORA PEDAGÓGICA
robertapatti@cesaojose.com.br 

E-MAIL DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
financeiro@cesaojose.com.br

 E-MAIL DA ENFERMARIA
edileneferreira@cesaojose.com.br 

WHATSAPP DA ESCOLA
(11) 998436054 

TELEFONE DA ESCOLA
(11) 37316554 

É de responsabilidade da família manter atualizados seus endereços de e-mail e números de telefone.

Período da manhã – 7h10 às 11h55. 

Período da tarde – 13h às 17h45. 

Período estendido – Até 7 horas por dia. 

Período intermediário – Até 9 horas por dia. 

Período integral – mais de 9h por dia. 

Horário de funcionamento da escola: 6h30 às 19h30. 

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Haverá tolerância de dez minutos de atraso somente para a primeira aula do dia. Após esse período, 7h20 (manhã) ou 13h10 (tarde), o aluno aguardará na secretaria até o início da segunda aula: 8h (manhã) ou 13h50 (tarde).

Obs.: Não será permitida a entrada e permanência do aluno depois da segunda aula, salvo  atestados médicos e exceções comunicadas e autorizadas pela coordenação.

Composição e médias:  

Verificação de Aprendizagem – VA (30%) – Média das atividades realizadas em sala de aula para  fornecer ao professor instrumentos reais relativos ao nível de conhecimento do aluno e incentivá-lo ao hábito do estudo constante. Nessa atividade, o aluno tem a possibilidade de verificar seu  grau de assimilação do conteúdo trabalhado até o momento. 

Qualitativa (35%) – Nota que avalia o desempenho do aluno quanto a sua participação, assiduidade, comportamento, responsabilidade e comprometimento com os estudos. 

Atividade de Análise do Conhecimento – AAC (35%) – avalia a assimilação do conteúdo  bimestral e está prevista em calendário. 

Para aprovação anual, é necessário Média Anual maior ou igual a seis (6,0). 

As avaliações do 1º ano são compatíveis com a fase do desenvolvimento da escrita.

Os alunos que não realizarem a avaliação no período determinado deverão solicitar, na secretaria  e/ou pelo e-mail da coordenação pedagógica, o requerimento de prova substitutiva, mediante  justificativa (atestado médico) ou pagamento de taxa. O aluno que não requerer a solicitação  dentro do prazo estabelecido no calendário escolar terá, nessa atividade, atribuição de nota zero. 

A avaliação substitutiva acontecerá em data estipulada previamente e não serão permitidas mudanças, independentemente do motivo.

Recuperação Continuada – São as atividades elaboradas pelo professor no decorrer do bimestre que contemplam dificuldades individuais do aluno, como  listas de exercícios, refações, ou  atividades extras. Todas as orientações constarão no mural do VA. 

Recuperação Semestral – Consiste em uma prova que contemplará o conteúdo do semestre das  disciplinas em que o aluno não obtiver média seis (6,0), considerando a somatória da média dos  dois primeiros bimestres. A prova de recuperação, com data prevista no calendário escolar, deverá ter a nota que, somada à média semestral, tenha somatória igual ou superior a doze. 

É importante deixar claro que a média de substituição não ultrapassará a nota seis (6,0). 

Obs.Não há possibilidade de mudança da data de aplicação da avaliação, independentemente do  motivo, mesmo com atestado médico. 

Recuperação Anual – Acontecerá no final do ano letivo nas disciplinas em que o aluno não  obtiver média final seis (6,0), considerando os pesos dos bimestres. 

A prova, que abrange  todo conteúdo anual, será somada com a média final e dividida por  dois, sendo que a nota final será limitada à média seis (6,0). A atividade avaliativa será aplicada na  última semana de aula, em uma data fixa e única, prevista no calendário escolar. 

O aluno será automaticamente retido se não obtiver média seis (6,0) em cinco ou mais disciplinas, incluindo-se a quantidade das disciplinas em que cursa dependência.

Será considerado promovido, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o aluno que obtiver  frequência igual ou superior a 75% da carga horária total anual e apresentar conhecimento  satisfatório, com conceito igual ou superior a seis (6,0) em todas as disciplinas. 

Os alunos terão direito à DEPENDÊNCIA em, no máximo, duas disciplinas cujo aproveitamento final  do ano letivo for considerado insatisfatório, ou seja, não atingir a média final seis (6,0).

A divisão das turmas, bem como as mudanças dos alunos de um grupo para o outro ao longo do  ano letivo, são prerrogativas exclusivas da escola e visam ao bom desempenho pedagógico e ao convívio saudável entre os alunos.

O Centro de Ensino São José garante o acesso e qualidade de ensino para todas as famílias que nos procuram e efetuam a matrícula. Contudo, para que o trabalho de inclusão seja realizado com profissionalismo e qualidade educacional, pressupostos nos quais nossa proposta pedagógica acredita, ressaltamos os seguintes aspectos: 

  • Haverá apenas um aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) por turma; 
  • Casos de mais de um aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) em uma turma serão avaliados entre direção e coordenação pedagógica; 
  • Haverá reuniões periódicas com os profissionais clínicos, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicomotricista, entre outros profissionais que venham a acompanhar o  desenvolvimento do aluno, para que a equipe escolar e a multidisciplinar estejam alinhadas com o trabalho a ser realizado, respeitando sempre o espaço de atuação de cada profissional; 
  • Adaptações curriculares, bem como das atividades pedagógicas, serão feitas mediante orientações específicas e com a parceria dos profissionais clínicos que acompanham o aluno; 
  • De acordo com a necessidade educacional de cada aluno, será autorizada a vinda de um  acompanhante terapêutico (AT) externo. Porém, o profissional deverá participar de uma entrevista com a coordenação pedagógica para alinhamento do trabalho a ser feito, bem como apresentá-lo à equipe docente; 

De acordo com a autonomia estudantil e especificidades de cada aluno, respeitando sempre a faixa etária e os laudos encaminhados, a escola providenciará uma assistente educacional que viabilize o melhor aproveitamento pedagógico do discente dentro do espaço escolar.

O uso do uniforme escolar é obrigatório diariamente. Ele é padronizado em suas cores e formas e seu uso tem por finalidade: 

  • Identificar o aluno, favorecendo sua segurança; 
  • Eliminar comparações entre os colegas favorecendo um ambiente igualitário; 
  • Permitir o controle de entrada e saída na escola, impedindo que pessoas não autorizadas ingressem nas dependências da Instituição; 
  • Promover conforto, pois são elaborados com materiais adequados para seu fim; 
  • Criar na criança o entendimento de rotina. 

O uso de tênis e meias também é obrigatório para garantir segurança nas atividades físicas. 

Para adquirir uniformes, obter preços e formas de pagamento, entre em contato com a empresa FARDA, pelo telefone (11 ) 97371-9051.

Em caso de doenças ou mal súbito, os responsáveis serão consultados quanto às medidas preventivas e decisões a serem tomadas. 

Qualquer outro pedido de dispensa deve ser feito via e-mail pelos responsáveis. Entretanto, é importante ressaltar que a dispensa autorizada não abona as faltas em aula. Portanto, o aluno deverá assumir a responsabilidade quanto à frequência, às verificações de aprendizagem e às tarefas. 

A dispensa da Educação Física refere-se aos exercícios e não à aula. O aluno deverá estar presente, salvo determinação contrária dada pela equipe pedagógica. 

Sempre que o aluno precisar sair da escola com uma pessoa que não conste na autorização de saída, o responsável deverá enviar, por escrito e assinado (Whatsapp ou e-mail), um comunicado com as informações da pessoa autorizada a retirá-lo da escola, em que devem constar nome completo, número do documento de  identidade, grau de parentesco e a data da saída. 

No ato da matrícula, a família indica que poderá levar a criança embora. Situações atípicas devem ser  informadas com antecedência de um dia, por meio do e-mail da coordenadora/diretora ou do whatsapp da escola. Nesse caso, faz-se necessário informar o RG da pessoa que levará a criança para preservarmos sua segurança.

A escola não se responsabiliza pelas saídas organizadas e combinadas entre os alunos. Os responsáveis devem fazer essa intermediação e comunicar a secretaria ou a coordenação caso haja alguma mudança na rotina escolar. Não havendo a comunicação prévia, não será permitida a saída, como também, a comunicação com esse fim.

A escola prevê um ESTUDO DE MEIO ao ano. Antecipadamente, comunicaremos aos responsáveis para que se organizem com as datas e com os custos. Lembramos que esses eventos são fundamentais para a contextualização e consequente apreensão de importantes conteúdos interdisciplinares, que serão cobrados posteriormente em atividades avaliativas.

A participação contínua e efetiva dos responsáveis é fundamental para o acompanhamento pedagógico do aluno. A equipe escolar tem como pressuposto que os responsáveis têm conhecimento interino das regras, dos direitos e dos deveres dos alunos no âmbito escolar. Portanto, aceitam as orientações gerais e as particularidades do sistema educacional a que estão submetidos.

A participação dos pais deverá manifestar-se, em especial, das seguintes formas:

  • Participando das reuniões quando convocados pela direção ou coordenação para esclarecimentos, informações e orientações de caráter geral, assim como na reunião de apresentação,
  • Comparecendo à escola quando solicitado ou por iniciativa própria, para tratar da situação individual do aluno que está sob sua responsabilidade,
  • Justificando com antecedência o não comparecimento às entrevistas individuais para que o horário possa ser ocupado por outrem,
  • Incutindo no aluno o valor do respeito ao trabalho, ao horário, aos professores e às exigências disciplinares da escola,
  • Acompanhando as notas lançadas no VA,
  • Verificando os e-mails enviados semanalmente sobre as ocorrências e o desenvolvimento de seu filho. O objetivo das  ocorrências é que os pais estejam sempre informados e os alunos  bem orientados para que atinjam os objetivos almejados e alcancem um bom desempenho, 
  • Auxiliando o controle das chegadas com atraso, evitando que seu filho seja prejudicado pedagogicamente. Caso haja necessidade de haver  faltas consecutivas, o responsável deverá comunicar com antecedência à coordenação. 
  • Comunicando à escola a ausência de e-mails, para que possamos regularizar o cadastro;
  • Auxiliando o controle das chegadas com atraso, evitando que seu filho seja prejudicado pedagogicamente. Caso haja faltas consecutivas, o responsável deverá comunicar com antecedência à coordenação.

O desafio da escola e da família é educar e formar cidadãos que tenham discernimento, que  desempenhem seu papel sócio-transformador, que sejam proativos, vitoriosos e felizes, mas que também saibam respeitar as regras e os limites que são impostos acima de suas vontades imediatas. 

Nossa relação disciplinar é baseada no diálogo e na compreensão dos problemas individuais, assim como na análise imparcial das circunstâncias e do ocorrido. 

Assim sendo, permitimo-nos levar ao conhecimento da nossa comunidade escolar as medidas que serão  adotadas pela diretoria quando se fizer necessário, como devido registro no prontuário do aluno envolvido e a ciência dos pais e/ou responsáveis. 

Caberá aos professores, à coordenação e à direção esclarecerem a importância dessas normas em benefício dos próprios alunos. A persistência do aluno em condutas que desestabilizam o espaço escolar implicará advertência ou, dependendo do ocorrido, sua suspensão. 

São deveres do aluno: 

  • Adquirir e portar, nos prazos solicitados, o uniforme escolar e o material didático determinado pela  escola; 
  • Zelar pela limpeza e pela preservação da escola; 
  • Reembolsar os danos causados às instalações, ao mobiliário escolar e aos materiais de terceiros; 
  • Ser assíduo e pontual às aulas e às demais atividades escolares, bem como cumprir seus deveres e tarefas; 
  • Utilizar vocabulário adequado para o ambiente escolar;
  • Tratar a todos com respeito e cordialidade, comportando-se adequadamente; 
  • Identificar todo o material escolar e o uniforme com nome completo, ano e turma; 
  • Não emprestar materiais escolares entre as turmas durante as aulas; 
  • Acessar a aba planejamento e mural do VA para consultar o conteúdo perdido em caso de faltas.

 

É vedado ao aluno: 

  • Circular nos ambientes da escola sem o uniforme obrigatório para cada ciclo de ensino;
  • Usar boné, chapéu e gorro nas dependências escolares. Caso a direção libere o uso de gorros durante o  inverno, todos serão comunicados quanto às regras de uso; 
  • Gritar e correr nas dependências da escola; 
  • Frequentar as atividades extras havendo restrição administrativa ou pedagógica; 
  • Agir agressivamente, seja de modo verbal ou físico, mesmo que no intuito de promover uma brincadeira; 
  • Praticar bullying dentro do espaço escolar com um colega ou o grupo de modo a causar constrangimento físico ou emocional; 
  • Praticar cyberbullying (ações repetitivas utilizando as tecnologias digitais),  com um colega ou o grupo de modo a  causar constrangimento físico ou emocional; 
  • Entrar na escola e sair dela fora dos horários regulares, salvo se autorizado pela direção e coordenação;
  • Utilizar ou portar materiais potencialmente perigosos ou perturbadores da ordem dos trabalhos escolares;
  • Consumir goma de mascar dentro das dependências escolares; 
  • Perturbar a ordem ou atividades escolares; 
  • Demonstrar publicamente afeto excessivo, como por exemplo, beijar na boca ou ter outro contato  íntimo. 

O não cumprimento das normas ou dos regulamentos acarretará ao aluno, conforme a gravidade e/ou  reincidência do caso: 

  • Advertência oral; 
  • Ocorrência registrada no VA; 
  • Advertência alternativa. 

 

O aluno que receber três ocorrências por comportamento inadequado será advertido por escrito pela direção e/ou coordenação pedagógica e levará:

  • Advertência escrita, que deve ser assinada pelos responsáveis;
  • Suspensão por um dia; 
  • Suspensão por três dias úteis consecutivos; 
  • Suspensão de sete dias consecutivos. 

Caso a suspensão aplicada venha a coincidir com avaliação ou apresentação de trabalho, o aluno deverá  requerer a prova substitutiva e/ou entregar/apresentar o trabalho posteriormente, mediante orientações da  equipe pedagógica. Exceto em dias de aplicação do simulado Nesse caso, o aluno ficará com nota zero. 

Obs.1: Esgotados todos os recursos anteriores, haverá solicitação de transferência compulsória. 

Obs.2: Caso chegue ao conhecimento da direção e coordenação pedagógicas evidências de casos de bullying e cyberbullying, as famílias dos alunos envolvidos serão comunicadas e a escola dará o suporte necessário às famílias das vítimas. 

São direitos dos alunos: 

  • Assistir normalmente às aulas e participar das demais atividades da escola programadas; 
  • Receber documentos de escolaridade e certificado de conclusão de curso; 
  • Fazer a Atividade de Análise do Conhecimento Bimestral (AAC) substitutiva se não estiver comparecido por motivo justo e comprovado, no prazo determinado em calendário; 
  • Ser tratado com dignidade em suas liberdades fundamentais; 
  • Reivindicar, junto à autoridade competente, providências contra atos que considerem injustos, no prazo  determinado (2 dias); 
  • Participar das atividades extras de suporte pedagógico oferecidas pela escola; 
  • Receber recuperação paralela e contínua por meio das refações dos VAs, entre outras atividades pedagógicas que a equipe docente julgar necessárias; 
  • Comparecer às atividades extras de suporte pedagógico oferecidas pela escola; 
  • Participar das DPs;
  • Recorrer aos agentes escolares todas as vezes que julgar necessário e ser atendido com acolhimento e  respeito.

Todo material encontrado na escola será encaminhado ao departamento de “Achados e Perdidos” e pode ser recuperado diretamente com a coordenação pedagógica e auxiliares de coordenação. Após 7 (sete) dias, os materiais/uniformes não identificados serão doados.

  • A criança que estiver com alguma doença contagiosa ou que a impossibilite de realizar atividades  escolares não poderá frequentar a escola até que tenha liberação médica; 
  • Todas as famílias serão informadas com total transparência sobre ocorrências que acontecerem na  escola. Em casos leves, por meio de notificação da enfermeira. Em casos sérios, imediatamente por telefone; 
  • As famílias devem manter o prontuário da criança “em dia”, enviando para a enfermaria: atestados, prescrições médicas, orientações, laudos ou qualquer outra informação relevante ao seu bem estar; 
  • Toda e qualquer medicação só será ministrada mediante prescrição médica; 
  • Inalações prescritas serão realizadas com limitação de duas vezes ao dia; 
  • Todo e qualquer medicamento ou insumo a ser usado pela criança deverá ser trazido de casa; 
  • Alunos com necessidades especiais deverão manter os laudos dos especialistas atualizados com periodicidade de 6 meses. O trabalho será realizado em conjunto com a equipe pedagógica e os profissionais externos que atendem a criança.

Os livros didáticos estarão descritos na lista de material anual e deverão ser providenciados no prazo de 10 dias do início do ano letivo ou da matrícula. 

A aquisição do material didático do YÁZIGI, que está incluído na lista, deverá ser providenciada no prazo de 10 dias do início do ano letivo ou da matrícula, na unidade YÁZIGI BONFIGLIOLI. Tal aquisição, sem possibilidade  de utilização de outras crianças ou compra em outros locais,dará direito às certificações de inglês, de acordo com o nível didático do aluno. 

Os demais custos para utilização da metodologia Yázigi serão de responsabilidade do Centro De Ensino São José, sem adição à mensalidade.

A lista de materiais e livros didáticos está disponível na secretaria da escola ou no site: www.cesaojose.com.br. Conforme cláusula contratual de prestação de serviços educacionais, a aquisição é obrigatória. 

O material descrito na lista como “PAPELARIA” poderá ser entregue na escola ou adquirido por meio da taxa informada no ato da matrícula.

O material de higiene é um kit pessoal da criança, que deve conter escova de dente, pasta de dente e um copo plástico para realizar o enxágue da boca. Os pertences precisam estar sempre identificados com nome e  acondicionados em uma sacolinha personalizada da escola a ser adquirida no ato da matrícula, na empresa FARDA, que também fornece os uniformes. O kit deverá ficar na mochila diariamente.

As crianças deverão trazer na mochila, diariamente, uma garrafinha plástica, devidamente identificada, para os momentos de hidratação.

O Dia do Brinquedo na escola é sexta-feira e cada aluno poderá trazer, no máximo, dois brinquedos nesse dia. 

Os brinquedos devem estar devidamente identificados com o nome da criança para garantir a organização, o bem-estar e a socialização dos alunos. 

Não é permitido que os alunos tragam para a escola equipamentos eletrônicos, objetos de valor, brinquedos de estimação, kits de pintura, estojos sofisticados, dinheiro, brinquedos com peças muito pequenas  e outros objetos que possam causar acidentes ou despertar frustrações e mágoas com sua perda.

Todas as atividades escolares estão previstas no calendário, que será disponibilizado aos responsáveis no início de cada semestre letivo. Todas as atividades que tiverem custo adicional na mensalidade serão  opcionais e as famílias serão consultadas antes da realização.

Os alunos devem trazer o lanche de casa, que deverá estar sempre bem acondicionado em guardanapos, embalagens descartáveis e em recipientes seguros e adequados. Pedimos aos pais que enviem alimentos saudáveis como: biscoitos, pães, bolos, suco natural e frutas, deixando apenas para as sextas-feiras as guloseimas, refrigerantes, salgadinhos e outros.

A alimentação dos alunos, no almoço e no jantar,  é fornecida pela Nutrico, empresa especializada em nutrição escolar. Para garantir que todas as crianças tenham uma alimentação saudável, equilibrada e com acompanhamento  nutricional, bem como para assegurar igualdade, não será permitido envio de almoço ou jantar de casa. 

Cardápios adaptados deverão ser solicitados com antecedência e estão sujeitos à cobrança diferenciada.

A comemoração será exclusiva para os alunos da turma e acontecerá no momento do lanche no dia do aniversário. Nos casos de aniversários aos finais de semana, a comemoração poderá ser agendada para o próximo dia letivo;

  • A família deve agendar a comemoração pelo e-mail da coordenação com 20 dias de antecedência;
  • A escola providenciará um bolo falso para cantarmos parabéns;
  • A família do aniversariante deverá enviar para a escola um kit com suco, salgadinhos, bolo e docinhos, em porções lacradas, que será entregue aos alunos da sala;
  • Nos casos de alunos com alergia, intolerância e dieta alimentar diferenciada, a família do aniversariante será comunicada no ato do agendamento para providenciar os itens adequados;
  • Não será permitido o envio de itens de decoração de parede.

Nos horários de entrada e saída dos alunos, é indispensável tolerância e tranquilidade dos condutores e faz-se necessário o entendimento das subjetividades cotidianas, inerentes ao ambiente escolar.

As crianças serão chamadas pela equipe de auxiliares de acordo com a chegada do responsável. Para que haja eficiência e rapidez no processo, é vetado aos condutores parar em fila dupla, “furar a fila”, buzinar e estacionar em locais proibidos.

No site da escola, www.cesaojose.com.br, é possível consultar os principais documentos e informativos referentes ao ano letivo, tais como: calendário escolar, contrato de prestação de serviços, informações do departamento financeiro, entre outros.

Por meio de nossas redes sociais, a família pode acompanhar as principais atividades e eventos do cotidiano escolar:

Equipe Pedagógica SJ