A humanidade evoluiu e a criança tem hoje o destaque e a atenção que merece. A escola, nesse novo contexto, tem o papel de mostrar a ela os maravilhosos conhecimentos acumulados pela humanidade, pois é seu direito de conhecê-los, entender para que servem e participar de sua transformação.

A criança e o jovem são os principais protagonistas de seu aprendizado e devem ter, portanto, sua individualidade valorizada.
Pretendemos unir a formação intelectual à formação de valores. Acreditamos que educar o aluno para a competência, para a consciência social e a solidariedade requer um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo, crítico e flexível.

 

Ter a individualidade valorizada significa observar, respeitar e ampliar os saberes que a criança e o jovem absorvem na sua vida, bem como respeitar suas dificuldades. É nosso dever estimulá-los a aprender, a conhecer, a fazer, a viver e a ser. A escola que se pretende é uma escola viva e democrática, que leva o aluno a refletir, a agir e a ser feliz. Por isso, a alegria, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor estarão sempre presentes no dia a dia do Centro de Ensino São José.